terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O Observador - Um Conto Zen

Certo dia um rei chamou ao seu palácio o mestre zen Muhak - que viveu de 1317 a 1405 - e lhe disse que, para afastar o cansaço e a tensão do trabalho administrativo, queria ter uma conversa completamente informal com ele. Em seguida, o rei comentou que Muhak parecia um grande porco faminto procurando comida.
- E você excelência, parece o Buda Sakiamuni meditando, sobre um pico elevado dos Himalaias.
O rei ficou surpreso com a resposta de Muhak.
- Comparei você a um porco, e você me compara ao Buda?
- É que um porco só pode ver porco, excelência, e um Buda só pode ver Buda.

Este é um conto Zen extraído na íntegra do site da Associação Gnóstica, visite-o! Muito bom!
Em tempo, o significado da palavra Gnosis - Em primeiro lugar, a palavra gnosis vem do idioma grego e significa “conhecimento”. Contudo, este conhecimento é de natureza específica e se refere exatamente a um conhecimento espiritual, popularmente conhecido como “iluminação”. Para designar este conhecimento espiritual, o idioma sânscrito nos oferece o termo gnana, que possui o mesmo significado e compartilha da mesma raíz da palavra gnosis.
O gnóstico, portanto, é aquele indivíduo dedicado à aquisição, prática ou experimentação da gnosis, do conhecimento espiritual, ou ainda, do conhecimento daquilo que é de natureza espiritual e incondicionado. O gnóstico persegue o conhecimento de Deus, Brahman, Tao, Dharmakaya, Alá.

Nenhum comentário: